Nossa História

No começo o Vivá não era o Vivá. Naquele fevereiro de 2016 éramos só cinco famílias que uniram forças para gestar uma alternativa de cuidado para seus filhos. Tínhamos 5 crianças entre 7 e 15 meses, um cuidador fixo e 5 mães ou pais que se revezavam, 1 pra cada dia da semana. Não seguimos nenhum modelo, não havia referências, por isso aprendemos com o dia a dia, e com as crianças, como fazer aquilo funcionar. Não tínhamos então uma proposta pedagógica definida, mas tínhamos um quintal de 500m² com amora, jaboticaba, acerola, carambola, uma hortinha, 5 gatos e um cachorro que nos ajudaram muito nesse início. Assim constituída a creche parental permaneceu por 2 anos.

Em 2018 começamos a inserir o método montessori como norte das nossas ações com as crianças e a configurar o espaço a fim de propiciar da melhor forma a autonomia dos pequenos. Novas famílias passaram a fazer parte e então fez-se necessário estruturar melhor nosso quintal. Assim construímos nossa primeira sala montessori, o banheiro adaptado e as pias baixas.

Em 2019 muita coisa aconteceu.

Em janeiro o Vivá nasceu oficialmente com alvará da prefeitura. Uma conquista significativa não só pra nós como para a cidade de São Carlos-SP, que pioneiramente demonstrou a possibilidade de se ter uma creche parental regularizada.

Em março estruturamos o Grupo de Pesquisa e Prática Vivá, que tem por objetivo envolver educadores na teoria e prática do método montessori promovendo cursos de capacitação bimestrais e estágios no Vivá.

MEU PÁTIO É O MUNDO – Prêmio de Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Primeira Infância

Em junho o Vivá foi selecionado como finalista do prêmio internacional “Meu Pátio é o Mundo” a partir da sua proposta engajada com as questões de sustentabilidade.

Em julho Luciana Ceron, coordenadora geral do Vivá inicia pós-graduação no Centro de Educação Montessori de São Paulo com Certificação Internacional.

Em setembro iniciamos uma nova reforma do espaço: ampliação de 1 para 2 salas montessori e construção do ateliê, para as atividades artísticas.

Espaço Nido

Com o espaço reformado, iniciamos 2020 cheios de esperança para dar continuidade ao trabalho do Vivá. Entretanto, com o início da pandemia, as atividades presenciais foram suspensas. Durante todo o período em que o Vivá não pôde estar com as portas abertas normalmente, o foco foi o apoio às famílias que permaneciam em casa com suas crianças. Passamos por alguns modelos ao longo de cerca de 2 anos de pandemia, entre momentos de mais restrições e certa flexibilidade de convívio.

Na maior restrição, as famílias receberam assessoria pedagógica via meios eletrônicos e materiais pedagógicos em casa quinzenalmente, além de alguns materiais digitais produzidos pela nossa equipe. Aos poucos o espaço do Vivá foi disponibilizado para as famílias que o utilizaram de forma escalonada e individual, a fim de saírem com seus filhos em um espaço seguro e sem convívio social. Depois pudemos retornar as turmas, primeiro com as crianças que já faziam parte do Vivá, em convívio reduzido, depois recebendo novas famílias para integrar essa grande família!

Espaço Infantile

Nesta realidade pandêmica, tornou-se clara a demanda por um espaço educacional com foco na construção de uma cultura social atenta às urgentes demandas da humanidade e do planeta.

O Vivá teve novas ampliações de espaço e materiais, para chegar à estrutura que temos hoje. A equipe também cresceu e, em 2022, ingressamos com toda ela no Programa de Estudos em Rede do Lar Montessori, que tem participação da Luciana Ceron como uma das professoras convidadas, para prosseguimento dos nossos estudos e pesquisas.

Estamos agora de portas e coração abertos para receber quem quiser fazer parte desta linda história. 🙂